Prazo: até 23/3
Vejamos abaixo alguns exemplos:
1.Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão..
2.Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá. Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma bebida. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direito no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. A jaca, fruta, não tem nada com isso.
3.Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
4.Quem tem boca vai a Roma: pois é, eu também fiquei surpresa ao saber que o correto não tem nada a ver com a capacidade de pela comunicação ir a qualquer parte do mundo, e sim uma forma de exortação à crítica política; o correto é quem tem boca vaia Roma.
5.É a cara do pai escarrado e cuspido: essa é forma escatológica de dizer que o filho é muito parecido com o pai; o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
6.Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
7.Voto de Minerva: Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os jurados. Coube à Minerva, personagem da mitologia grega, o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.
8.Casa da mãe Joana: na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar numa casa, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
9.Ficar a ver navios: Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.
10.Não entender patavinas: os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova; sendo assim, não entender patavina significava não entender nada.
11.Sem eira nem beira: os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.
12.O canto do cisne: dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão “canto do cisne” representa as últimas realizações de alguém.

Agora que você já conhece algumas, pesquise uma expressão popular e traga para nós, juntamente com a sua origem/história. Além disso, faça uma frase com uma das expressões que você aprendeu aqui.
Erro crasso
ResponderExcluirSignificado: Erro grosseiro.
Origem: Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos , tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso . Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair.Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um "erro crasso ".
Feito nas coxas:Na época da escravidão,uma das atividades dos escravos era modelar telhas,e eles usavam as coxas para isso.Quando terminavam ficavam de tamanhos e formatos diferentes.Atualmente,se diz esse ditado quando alguem faz alguma coisa sem muito zelo.
ResponderExcluirFrase:SE Manuel está sem eira nem beira.
Correção:SEU Manuel(...)
ExcluirSalvo pelo gongo
ResponderExcluirSignificado: Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.
Histórico: O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.Só que, às vezes, ao abrir os caixões, os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época). Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.
O pior cego é o que não quer ver
ResponderExcluirSignificado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Histórico:o doutor Vicent de Paul D'Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
MOTORISTA BARBEIRO:
ResponderExcluir- Nossa, que cara mais barbeiro!
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.
Aquele motorista é u barbeiro.
CASA DA MÃE JOANA
ResponderExcluirNa época do Brasil Império, mais especificamente na época da minoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietária era justamente a Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, ficou a frase casa da mãe Joana como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
"NÉVOA BAIXA, SOL QUE RACHA"
ResponderExcluirDitado muito falado no meio rural. A Climatologia o confirma. O fenômeno da névoa ocorre geralmente no final do inverno e começo do verão. Conhecida também como cerração, a névoa fica a baixa altitude pela manhã provocando um aumento rápido da temperatura para o período
da tarde.
EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI
ResponderExcluirSignifica que quem vê um pouco já é o máximo. Se levarmos para os dias de hoje podemos dizer que quem é um pouco inteligente torna-se um intelectual, ou quem ganha um salário rasoável já é um rico, pois com a defasagem na educação e a falta de emprego podemos dizer que quem possui um pouco dessas duas coisas é a pessoa mais importante.
"QUEM TEM PRESSA COME CRU"
ResponderExcluirQuando não existia microondas as pessoas demorava muito tempo para preparar a comida. Então quem não esperava comia cru.
Mais vale um pássaro na mão do que dois a voando.
ResponderExcluirCom este provérbio pretende dizer-se que vale mais o que está seguro na nossa mão, embora de menor valor, do que algo melhor, mas que não é seguro e que pode ser apenas uma mera hipótese, um desejo não realizado: assim, não devemos trocar o certo pelo incerto.
Professora esqueci a frase
ExcluirMeus antepassados não tinham eira nem beira.
Olho por Olho, Dente por dente.
ResponderExcluirVeio da Mesopotâmia, moderno Iraque, com a Lei de Talião, no Código de Hamurabi.
Utilizado para dizer que alguém vai pagar ou está pagando o mesmo preço que cobrou de outro.
Por exemplo se alguém enfiar o dedo no olho de outra pessoa, essa pessoa tem direito de enfiar no olho da pessoa que enfiou primeiro.
Ontem ouvi o canto do cisne de seu irmão.
SELÁGRIMAS DE CROCODILO
ResponderExcluirÉ uma expressão usada para se referir ao choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.
Antigamente quem não tinha cão caçava com gato
ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS Significado: Lugar longe, distante, inacessível.
ResponderExcluirHistórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.
Frase: Parece que a minha maē foi onde Judas perdeu as botas!
"PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA"
ResponderExcluirSignificado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
Histórico: Esta é bíblica. O bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”. Consta que meses depois veio a falecer.
"Todos meus amigos pensam que minha casa é a casa da mãe Joana!"
"Pare de ficar pensando na morte da bezerra e termine logo sua lição de casa!"
O pior cego é o que não quer ver
ResponderExcluirSignificado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Histórico: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver.
Custar os olhos da cara.
ResponderExcluirsignificado:Para dizer que pagamos muito caro por algum produto.
Histórico:Parece história de pescador, mas a origem mais conhecida dessa expressão mostra que esse preço foi pago por alguém: o conquistador espanhol Diego de Almagro (1479-1538), companheiro do general Pizarro em sua conquista a América.
Almagro perdeu um olho quando tentava invadir uma fortaleza inca. Depois da disputa, ao apresentar-se ao imperador espanhol Carlos I, teria afirmado: “Defender os interesses da Coroa espanhola me custou um olho da cara”. O conquistador continuou espalhando seu feito e o custo dele para quem quisesse ouvir. A frase, de tão repetida, chegou aos ouvidos dos soldados e deles para a boca do povo.
Uma andorinha só não faz verão
ResponderExcluirHistorico : A primeira menção conhecida ao ditado está no livro Ética a Nicômano, de Aristóteles (384-322 a.C.). O filósofo grego escreve que "uma andorinha só não faz primavera", no sentido de que um indivíduo não deve ser julgado por um ato isolado.
Frase: Minha mãe me disse que uma andorinha só na faz verão.
Motorista Barbeiro:
ResponderExcluirHistorico:No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.
Frase:Nossa,que cara mais barbeiro
Ops professora meu coleguinha jah fez e eu nao tinha visto ai vai outra
ExcluirTirar o cavalo da chuva:
Historico:No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.
Frase:Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje!
Tirar o Cavalo da Chuva
ResponderExcluirNo século XIX, quando uma visita iria ser breve, deixavam o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol.
Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa
Frase: Pode tirar seu cavalo da chuva, porque você não vai a está festa hoje!
Professora não tinha reparado que já aviam postado, então vou postar outra!
ExcluirAndar à Toa
Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.
Origem: Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar.
Frase: Para de fica andando à toa na sala de aula!
Salvo pelo gongo
ResponderExcluirSignificado: Escapar de se meter em uma encrenca por uma fração de segundos.
Histórico: O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.
Quem não tem cão caça com gato.
ResponderExcluirSignificado: Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como gato, ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.
Frase: Meu filho, quem não tem cão caça com gato!
CHEGAR DE MÃOS ABANANDO:
ResponderExcluirSignificado: Chegar em algum lugar sem levar nada, de mãos fazias.
Histórico: Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem.
Frase:Aquela menina vai Ficar a ver navios.
Excluir'' CASA DA MÃE JOANA ''
ResponderExcluirSignificado:A expreção deve a mãe Joana , rainha de Nápoles e condessa de Provença que viveu na Idade Media entre 1326 a 1382,a mesma se refugiu em Avignon , na França.
Joana regulamentou os bordeis da cidade onde vivia refugiada. Umas das normas dizia :''o lugar terá uma porta aberta por onde todos possam entrar ''.Transposta para Portugal a expressão ''paço da mãe Joana'' virou sinonimo de protíbolu .Trazida para o Brasil , o termo paço ,por não ser da linguagem popular foi subistituida por casa.
Frase:O meu primo começou a ver navios quando levou uma pancada na cabeça
''De mão beijada''
ResponderExcluirSignificado: Coisa conquistada com facilidade.Não foi necessário despender quaisquer esforço para tê-la. Na Idade Média, o Papa era figura importante nosa meios sociais. era uma figura quase sagrada. Os senhjores ricos, conseguiam beijar a mão de sua santidade, mas antes pagava uma certa quantia para que o papa permitisse que sua mão fosse beijada por alguém.
Frase: Rafael é uma pessoa de sorte, recebeu a casa e o carro, assim! De mão beijada!
ExcluirFarinha do mesmo saco
ResponderExcluir“Homines sunt ejusdem farinae” esta frase em latim (homens da mesma farinha) é a origem dessa expressão, utilizada para generalizar um comportamento reprovável. Como a farinha boa é posta em sacos diferentes da farinha ruim, faz-se essa comparação para insinuar que os bons andam com os bons enquanto os maus preferem os maus.
Frase: Todo os homens são farinha do mesmo saco, todo homem e igual só muda de endereço!
Salvo pelo gongo
ResponderExcluirSignificado: Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.
Histórico: O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.
frase: fui salvo pelo gongo.
prof acabei de ver que uma pessoa fez o mesmo que eu! vou fazer outro aqui.
ExcluirAntes só do que mal acompanhado.
Significa que é melhor ficar sozinho, solteiro, do que estar com qualquer um, apenas para dizer que tem alguém.
frase: prefiro fica só do que mal acompanhada.
Excluir"CEGO NO TIROTEIO"
ResponderExcluirsignificado: pessoa perdida,desorientada em algo.
frase:fiquei igual cego no tiroteio na china.
“Quem tem boca vai a Roma”
ResponderExcluir[frase correta] “Quem tem boca vaia Roma”
[significado] que pessoa que pode falar vaia a roma
frase
ResponderExcluircomo eu tenho boca vou vaia roma pois eles serem muito ignorantes.
Santinha do pau oco
ResponderExcluirExpressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era “recheado” com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.
Frase: Essa menina e santinha do pau oco
Bafo de onça:
ResponderExcluirA onça é um animal carnívoro que se lambuza bastante na hora de comer a caça. Por esta razão, fede muito e sua presença é detectada à distância na mata. Assim, pessoas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de "bafo de onça". A expressão também faz referência ao hálito de quem está (ou esteve) alcoolizado.
frase:quase fiquei sem eira nem beira
De cabo a rabo
ResponderExcluirSignificado: Total conhecedor. Conhecer algo do começo ao fim.
Histórico: Durante o período das grandes navegações portuguesas, era comum se dizer total conhecedor de algo, quando se conhecia este algo de "cabo a rabah", ou seja, como de fato conhecer todo o continente africano, da Cidade do Cabo ao Sul, até a cidade de Rabah no Marrocos (rota de circulação total da África com destino às Índias).
Frase : Esse menino nao tem nada haver com sua mãe, é a cara do pai em Carrara esculpido .
Ditado : Em casa de ferreiro, espeto é de pau.
ResponderExcluirSignificado: Essa expresão é usada quando queremos dizer que uma pessoa é hábil para determinada coisa mas não usa essa habilidade a favor próprio. Como por exemplo um arquiteto que trabalha melhorando a casa dos outros mas deixa a sua própria casa completamente desajustada. Ou um médico que cura viciados em nicotina, mas ele mesmo não consegue parar de fumar
Ditado: Estar com a corda no pescoço
ResponderExcluirSignificado: O enforcamento foi, e ainda é em alguns países, um meio de aplicação da pena de morte. A metáfora nasceu de anistias ou comutações de pena chegadas à última hora, quando o condenado já estava prestes a ser executado e o carrasco já lhe tinha posto a corda no pescoço, situação que, de fato, é um sufoco.
Hoje, o ditado significa estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros.
Frase: O ladrão está com a corda no pescoço.
Pensando na morte da bezerra
ResponderExcluirSignificado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
Origem: Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus quando se afastavam de sua religião e, em outras ocasiões, sacrificados a Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”.
ovelha negra: Ovelha negra é uma expressão utilizada para denominar uma pessoa que é diferente das outras, está fora dos padrões considerados normais pela sociedade
ResponderExcluirDitado: Boca fechada não entra mosca
ResponderExcluirSignificado: fica quieto.
Origem: Conta a história que a Ópera de Milão foi infestada em 1887 por um enxame de moscas. Na hora das apresentações nem todas as árias eram cantadas. E os tenores se justificavam diante do fracasso: “in bocca chiusca no entro mais musca”.
Frase: De boca fechada não entra mosca ( essa é uma frase que já diz tudo ).
DITADO: Dourar a pílula
ResponderExcluirSignificado: Melhorar a aparência de algo.
Histórico: Vem das farmácias que, antigamente, embrulhavam as pílulas em requintados papéis, para dar melhor aparência ao amargo remédio.
Frase:Paulo é a cara do pai em Carrara esculpido.
DITADO: Cagar no pau
ResponderExcluirSignificado: Cometer uma grande besteira, estragar tudo
Histórico: Esta é simples e completamente escatológica. Acontece (principalmente e raramente) com as relações homossexuais. Ou mesmo entre um homem e uma mulher. É o máximo de desrespeito "cagar no pau" de quem se ama. Mas dizem que há quem goste.
Com a faca e o queijo na mão
Na verdade a origem é das antigas latrinas ou "casinhas" de madeira que serviam de banheiro ou patente onde havia um banco com buraco se errasse a mira e acertasse fora do buraco estava cagando no pau. Hoje serve para quando sai merda no sexo anal.
ExcluirDo arco-da-velha
ResponderExcluirCoisas do arco-da-velha são coisas inacreditáveis, absurdas. Arco-da-velha é como é chamado o arco-íris em Portugal, e existem muitas lendas sobre suas propriedades mágicas. Uma delas é beber a água de um lugar e devolvê-la em outro.
frase: que lindo arco-iris
Quem não arrisca não petisca.
ResponderExcluirQuem não arrisca a ir enfrente, não corre nenhum tipo de risco ou não sofre ameça de algo ou de alguém.
Frase: E melhor você não ir " Quem não arrisca não petisca" e só um conselho meu.
Debaixo desse angú tem carôço Significa que alguém está escondendo alguma coisa e tem origem no tempo da escravidão quando, na hora da alimentação, aos escravos era entregue uma cuia e eles entravam numa fila para receberem o seu alimento, que era sempre uma porção de angú de fubá que lhes era servido também por uma escrava que, sempre que podia, dava um jeitinho de esconder algum pedaço de carne, ou algum torresmo, debaixo do angú que lhes estava servindo e, então, algum outro escravo que percebesse isso costumava comentar o fato com o seu companheiro do lado, o que era comum que o fizesse usando essa expressão: "debaixo desse angú tem carôço"
ResponderExcluirfrase:essa escrava está debaixo desse angú tem carôço
Do tempo da Maria Cachucha
ResponderExcluirSignificado: Muito antigo.
Origem: A cachucha
Era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.
Chorar as pitangas
ResponderExcluirPitangas são deliciosas frutinhas cultivadas e apreciadas em todo o país, especialmente nas regiões norte e nordeste do país. A palavra deriva de pyrang, que, em tupi-guarani, significa vermelho.
Sendo assim, a provável relação da fruta com lágrimas, vem do fato de os olhos ficarem vermelhos, parecendo duas pitangas, quando se chora muito.
frase:ana chora muito por isso seu olhos estão como pitanga
ResponderExcluirTIRAR ÁGUA DO JOELHO
ResponderExcluirIsso ocorreu na era bíblica, quando um pastor de ovelhas, ao avisar à sua mulher que iria dar uma mijada, na tentativa de poupar os ouvidos castos de sua amada, disse: “Maria, vou tirar água do meio das pernas” e a sua mulher
Leia mais: http://www.restodonada.com/2010/07/origem-dos-ditados-populares.html#ixzz1prpUmZUC
Ditado: Jurar de pés junto
ResponderExcluirOrigem: A expressão surgiu das torturas executadas pela Santa Inquisição,onde o acusado de crimes tinha as mãos e os pés amarrados e era torturado para confessar seus crimes.
Frase: Esse brinquedo custa os olhos da cara
GUARDAR A SETE CHAVES:
ResponderExcluirNo século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino.
Frase: guardo este segredo as sete chaves.
Mamão com açúcar.
ResponderExcluirFalar que é algo é ''mamão com açúcar'' é o mesmo que falar que essa coisa é muito fácil. Eu penso que dizem isso porque é muito facil a comer mamão com açúcar.
Frase: Aquele teste estava mamão com açúcar.
À noite todos os gatos são pardos.
ResponderExcluirLobo com pele de cordeiro.
ResponderExcluirSão pessoas que são falsas,e finge de boazinhas
Santinha do pau oco
ResponderExcluirExpressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é.
"SEM EIRA NEM BEIRA"
ResponderExcluirSignifica pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado , então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".
Frase : Ela está sem eira nem beira.
" O pior cego é o que não quer ver "
ResponderExcluirRefere-se à pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.
Com o rei na barriga
ResponderExcluirA expressão provém do tempo da monarquia em que as rainhas, quando grávidas do soberano, passavam a ser tratadas com deferência especial, pois iriam aumentar a prole real e, por vezes, dar herdeiros ao trono, mesmo quando bastardos. Em nossos dias refere-se a uma pessoa que dá muita importância a si mesma.
Frase: Meu substituto está na barriga.
QUEM TEM PENA DO MISERÁVEL PASSA PRO LUGAR DELE
ResponderExcluirSIGNIFICADO:que agente não pode ter pena do miserável.
DITADO: Dourar a pílula
ResponderExcluirSignificado: Melhorar a aparência de algo.
Histórico: Vem das farmácias que, antigamente, embrulhavam as pílulas em requintados papéis, para dar melhor aparência ao amargo remédio.
Frase:Paulo é a cara do pai em Carrara esculpido.
Casa da mãe joana
ResponderExcluirSignificado:uma expressão de origem portuguesa
Histórico: Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: "o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar." Transposta para Portugal, a expressão "paço-da-mãe-joana" virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil
Frase:isso daqui parece a casa da mãe joana
professora acabei de ver aqui que fiz igual a um outro menino vou deixa outra aqui
ExcluirPara quem sabe ler um pingo é letra.
ResponderExcluirFazer vaquinha
ResponderExcluirSignificado: tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um fim específico.
Historio: A expressão “fazer vaquinha” surgiu na década de 20 e tem sua origem relacionada com o jogo do bicho e o futebol.
Frase: Vamos fazer uma vaquinha pra compra a coca
Pé Direito
ResponderExcluirSignificado:A palavra “esquerda” significa do latim, sinistro, daí já fica óbvia a crença do lado obscuro dos inocentes pés esquerdos.
Historio:A tradição de entrar em algum lugar com o pé direito para dar sorte é de origem romana. Nas grandes celebrações dos romanos, os donos das festas acreditavam que entrando com tal pé, evitariam agouros na ocasião da festa
Frase:"Que você entre com o pé direito".
Tirar o cavalinho da chuva
ResponderExcluirSignificado:A desistência de alguma coisa.
Historio: Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”.
Frase:Se você acha que vou te ajudar, pode ir tirando o cavalinho da chuva.
Do tempo da Maria Cachucha
ResponderExcluirSignificado: Muito antigo
Historio: Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.
Frase: Seu carro e do tempo da Maria Cachucha
Palavra: A pressa é inimiga da perfeição - Tudo que nós fazemos com pressa não sai tão bem como poderia ter saído.
ResponderExcluirMarina está sem eira nem beira
A origem da expressão "dar zebra", utilizada nas situações em que o resultado foi algo impossível de acontecer, surgiu no popular Jogo do Bicho, como informa o professor de Língua Portuguesa Ari Riboldi. Segundo conta em seu livro O bode expiatório, a zebra não está entre os 25 animais que emprestam o nome a essa loteria ilegal, por isso, interpreta-se o fato como uma "tragédia" inesperada.
ExcluirFrase: vichi perdi o bilhete da loteria ``Deu Zebra´´.
"SANTINHA DO PAU OCO"
ResponderExcluirExpressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.
Frase: Aquela menina e uma santinha do pau oco
Amor de Pica Fica
ResponderExcluirSignificado: Segundo o mestre Aurélio, Pica pode significar lança aniga, pênis ou injeção (em Portugal).
Histórico: Esta frase entrou na história por ser o primeiro título de um samba brasileiro censurado. Era de Vadico e Noel Rosa. Depois da proibição eles tentaram mudar o noem para "Amor que pica fica" mas não teve jeito.
frase:fica amor de pica.
"A vingança é um prato que se come frio."
ResponderExcluirSignificado :que para uma vingança ser bem feita ela deve ser realizada com frieza, ou seja , você tem de observar seu inimigo com paciência para saber exatamente como prejudicá-lo;
Olhos de lince:Os filhotes só abrem os olhos com dez dias de vida. Em compensação, quando crescem, os linces têm uma visão apurada. Os povos mais antigos acreditavam que esses animais conseguiam enxergar através das paredes. Ter olhos de lince significa enxergar longe.
ResponderExcluirFrase:Somos seres restritos, viventes...
Nenhum de nós possui uma bula...
"Pensando na morte da bezerra"
ResponderExcluirSignifica estar distante, pensativo, alheio a tudo. Como se sabe, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificado para Deus num altar.
Dor-de-cotovelo
ResponderExcluirA expressão “dor-de-cotovelo”, muito usada para se referir a alguém que sofreu uma decepção amorosa tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar e com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor.
De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados sobre balcão, os mesmo deveriam doer. Esta é a idéia por trás desta expressão.
hoje eu enfiei o pe na jaca!
Onde judas perdeu as botas
ResponderExcluirSignificado: Lugar longe, distante, inacessível.
Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.
Frase: Eu moro la onde Judas perdeu as botas.
professora , acabei de veer que eu fiiz igual o de uma menina, vou fazer outro aqui ok?
ResponderExcluirDe cabo a rabo
Significado: Total conhecedor. Conhecer algo do começo ao fim.
Histórico: Durante o período das grandes navegações portuguesas, era comum se dizer total conhecedor de algo, quando se conhecia este algo de "cabo a rabah", ou seja, como de fato conhecer todo o continente africano, da Cidade do Cabo ao Sul, até a cidade de Rabah no Marrocos (rota de circulação total da África com destino às Índias).
Frase: Fiz o trabalho de cabo a rabo
Dito Popular: "Quem não tem cão, caça com gato".
ResponderExcluirO correto seria: "Quem não tem cão, caça como gato". (ou seja, sozinho, esgueirando, astutamente, traiçoeiramente).
Frase: A Maria é muito traiçoeira ela combina muito com aquele dito popular, quem não tem cão caça com rato.
Dito Popular: “A palavra vale prata. O silêncio vale ouro.”
ResponderExcluirHistória: Algumas palavras são muito valiosas, por isso a comparação é com prata. Mas o silencio é muito mais, afinal "boca fechada nao entra moscas". Assim como tem palavras valiosas, as vezes sem nos dar conta falamos coisas que podem nos fazer passar vergonha, humilhar outras pessoas, por isso o melhor é ficar em silêncio. Na duvida não diga nada, o silêncio é de ouro e a melhor saída, não vamos nos envergonhar e nem humilhar ninguém se ficarmos em silêncio.
Frase: Marina dá próxima vez fique calada, lembre-se: "A palavra vale prata e o silêncio ouro." Pois depois de dita, jamais é esquecida.
Com a corda toda:
ResponderExcluirSignificado: Ficar agitado, frenético.
Histórico: Antigamente, os brinquedos que possuíam movimento eram acionados torcendo um mecanismo em forma de mola ou um elástico, que ao ser distendido, fazia o brinquedo se mexer. Ambos os mecanismos eram chamados de “corda”. Logo, quando se dava “corda” totalmente num brinquedo, ele movia-se de forma mais agitada e frenética.
Frase: Joana está com a corda toda.
Ta se achando o rei da cocada preta -ta se achando
ResponderExcluirFaça o que digo, e não o que eu faço.
ResponderExcluirSignificado: Incoerência
É um ditado regularmente usado para denegrir alguém, que demonstra maus exemplos em suas atitudes.
É válido para as pessoas que costumam dar palpites, mas não agem, assim como diz o ditado “O discurso é ótimo, mas as ações...” ou ainda “Na teoria é uma coisa, na prática é outra”.
Dourar a pílula
ResponderExcluirSignificado: Melhorar a aparência de algo.
Histórico: Vem das farmácias que, antigamente, embrulhavam as pílulas em requintados papéis, para dar melhor aparência ao amargo remédio.
quem com ferro fere,com ferro sera ferido
ResponderExcluircaso machuque o próximo serás machucado.
Há cachorro na cancha
ResponderExcluir-Significa: que há qualquer coisa atrapalhando a execução de determinado plano, assim como um cão na raia atrapalha a corrida.
Estar de paquete
ResponderExcluirSignificado: Situação das mulheres quando estão menstruadas.
Histórico: Paquete, já nos ensina o Aurélio, é um das denominações de navio. A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. E a bandeira vermelha da Inglaterra tremulava. Daí logo se vulgarizou a expressão sobre o ciclo menstrual das mulheres. Foi até escrita uma “Convenção Sobre o Estabelecimento dos Paquetes”, referindo-se, é claro, aos navios mensais.
Frase: Ela não poderá entrar na piscina, pois está de paquete.
Ver passarinho verde
ResponderExcluirSignifica estar apaixonado.
Histórico:O passarinho em questão é uma espécie de periquito verde. Conta uma lenda que alguns românticos rapazes do século passado adestravam o bichinho para que ele levasse no bico uma carta de amor para a namorada. Assim, o casal de apaixonados tinha grandes chances de burlar a vigilância de um paizão ranzinza.
frase:você não entedeu patativas.
onde judas perdeu as botas
ResponderExcluirSignificado: Lugar longe, distante, inacessível.
História: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro.
Frase: você mora lá onde judas perdeu as botas.
"SANTINHA DO PAU OCO"
ResponderExcluirSignificado: Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é.
História: Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.
Frase: Ela não passa de uma santinha do pau oco.
Significado: Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc.
ResponderExcluirHistórico: Esta vem da Itália. Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada, e mandou escrever nos estatutos:
“Que tenha uma porta por onde todos entrarão”. O lugar ficou conhecido como Paço de Mãe Joana, em Portugal. Ao vir para o Brasil a expressão virou “Casa da Mãe Joana”. A outra expressão envolvendo Mãe Joana, um tanto chula, tem a mesma origem, naturalmente