SIMULADO - 7O ANO B (6B)
PARA 3A-FEIRA, 3/ABRIL
Questão 1 – Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:
Exemplo:
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Resposta: Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.
a)Antônia – bondosa – Manuela (superioridade)
______________________________________________________________________
b) exercício – difícil – prova (inferioridade)
______________________________________________________________________
Questão 2 – Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:
( 1 ) Grau comparativo de superioridade.
( 2 ) Grau comparativo de inferioridade.
( 3 ) Grau comparativo de igualdade.
( 4 ) Grau superlativo.
( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
( ) O exercício foi dificílimo.
( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.
( ) Júlia é tão magra quanto Sílvia.
( ) João é menos estudioso que Ana.
( ) Rodolfo é mais louro que o irmão.
( ) Minha avó é mais velha que meu avô.
( ) A rosa é tão perfumada quanto a orquídea.
( ) O gato é menos lento que a tartaruga.
Questão nº3 - Passe os substantivos para o aumentativo sintético:
a) peixe ______________________________
b) cabeça ______________________________
c) tesoura ______________________________
Agora passe as palavras abaixo para o diminutivo analítico:
a) palito _______________________________
b) caneta _______________________________
c) armário _____________________________
Questão 4 - Classifique os substantivos quanto ao grau. Use o código:
(AA) Aumentativo Analítico
(AS) Aumentativo Sintético
(DA) Diminutivo Analítico
(DS) Diminutivo Sintético
( ) ruela
( ) burro mínimo
( ) mulherona
( ) casa enorme
( ) cãozinho
Questão nº5– Quanto à estrutura dos verbos, julgue as frases a seguir em C ou E.
( ) Em “dar”, temos: radical “d”, vogal temática “a”, e desinência de infinitivo “r”.
( ) Em “desenhando”, a desinência “ndo” indica gerúndio.
( ) Em “fugir”, a vogal temática é “i”, de 2ª conjugação.
( ) Em “gritando”, temos radical “grit”, vogal temática de 3ª conjugação “a”, e desinência de gerúndio “ndo”.
( ) Em “voando”, “vo” é o radical, e “ndo” é a desinência de particípio.
Questão nº6– Transforme as locuções verbais das frases abaixo em uma forma simples: (0,2 cada)
Ninguém soube explicar o porquê do escândalo.
_______________________________________
Temos contado muitas vantagens ultimamente.
_______________________________________
Eles poderíamos vencer sempre.
_______________________________________
Tu deverias considerar as ideias modernas.
_______________________________________
Nós estávamos ficando cansados.
_______________________________________
Questão nº7 – complete com G ou J
a____eitar; ultra____e; ___e____um; pa____em;
ar____ila; la_____e; estran____eiro; passa_____em;
a____itar; _____esto; here_____e; _____iesta;
via_____em (o substantivo).
eles poderiamos????????????????????????????
ResponderExcluirProfessora,na questão 2,há uma questão repetida(a 1ª e a 3ª)
ResponderExcluirOutra repetição,professora:
ResponderExcluirQuestão 2,2ª e 5ª
to virando uma corretora(não sei se tá certo).
ResponderExcluirquestão 6:vc colocou eles poderiamos,eu coloquei no meu eles poderiam ta certo?