quinta-feira, 29 de março de 2012

SIMULADO 7o ANO B (6B)

SIMULADO - 7O ANO B (6B)

PARA 3A-FEIRA, 3/ABRIL

Questão 1 – Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:

Exemplo:
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Resposta: Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.

a)Antônia – bondosa – Manuela (superioridade)

______________________________________________________________________

b) exercício – difícil – prova (inferioridade)

______________________________________________________________________

Questão 2 – Leia as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:

( 1 ) Grau comparativo de superioridade.

( 2 ) Grau comparativo de inferioridade.

( 3 ) Grau comparativo de igualdade.

( 4 ) Grau superlativo.


( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.
( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.

( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.

( ) O exercício foi dificílimo.

( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seu irmão.

( ) Júlia é tão magra quanto Sílvia.

( ) João é menos estudioso que Ana.

( ) Rodolfo é mais louro que o irmão.

( ) Minha avó é mais velha que meu avô.

( ) A rosa é tão perfumada quanto a orquídea.

( ) O gato é menos lento que a tartaruga.

Questão nº3 - Passe os substantivos para o aumentativo sintético:

a) peixe ______________________________

b) cabeça ______________________________

c) tesoura ______________________________

Agora passe as palavras abaixo para o diminutivo analítico:


a) palito _______________________________

b) caneta _______________________________

c) armário _____________________________

Questão 4 - Classifique os substantivos quanto ao grau. Use o código:

(AA) Aumentativo Analítico

(AS) Aumentativo Sintético

(DA) Diminutivo Analítico
(DS) Diminutivo Sintético

( ) ruela

( ) burro mínimo
( ) mulherona

( ) casa enorme
( ) cãozinho

Questão nº5– Quanto à estrutura dos verbos, julgue as frases a seguir em C ou E.

( ) Em “dar”, temos: radical “d”, vogal temática “a”, e desinência de infinitivo “r”.

( ) Em “desenhando”, a desinência “ndo” indica gerúndio.

( ) Em “fugir”, a vogal temática é “i”, de 2ª conjugação.

( ) Em “gritando”, temos radical “grit”, vogal temática de 3ª conjugação “a”, e desinência de gerúndio “ndo”.

( ) Em “voando”, “vo” é o radical, e “ndo” é a desinência de particípio.

Questão nº6– Transforme as locuções verbais das frases abaixo em uma forma simples: (0,2 cada)

Ninguém soube explicar o porquê do escândalo.

_______________________________________

Temos contado muitas vantagens ultimamente.

_______________________________________

Eles poderíamos vencer sempre.

_______________________________________

Tu deverias considerar as ideias modernas.

_______________________________________

Nós estávamos ficando cansados.

_______________________________________

Questão nº7 – complete com G ou J

a____eitar; ultra____e; ___e____um; pa____em;

ar____ila; la_____e; estran____eiro; passa_____em;

a____itar; _____esto; here_____e; _____iesta;

via_____em (o substantivo).

4 comentários:

  1. eles poderiamos????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Professora,na questão 2,há uma questão repetida(a 1ª e a 3ª)

    ResponderExcluir
  3. Outra repetição,professora:
    Questão 2,2ª e 5ª

    ResponderExcluir
  4. to virando uma corretora(não sei se tá certo).
    questão 6:vc colocou eles poderiamos,eu coloquei no meu eles poderiam ta certo?

    ResponderExcluir